Compreender esses comportamentos pode ajudá-lo a descobrir se você está em um relacionamento prejudicial ou perigoso. Muitas vezes, esses comportamentos são usados para ganhar poder ou controle e podem ter um impacto negativo no seu bem-estar ou na vida cotidiana. Em alguns casos, esses comportamentos prejudiciais podem se transformar em violência. Se você sente que algo pode estar errado em seu relacionamento, confie em seu instinto e obtenha ajuda.
INTENSIDADE
Ter sentimentos realmente extremos ou comportamento exagerado que parece demais. Os exemplos estão acelerando o ritmo de um relacionamento, sempre querendo vê-lo e conversar com você, e sentindo que alguém está obcecado por você.
CIÚMES
Uma emoção que todo mundo experimenta, o ciúme se torna prejudicial quando alguém ataca ou tenta controlá-lo por causa disso. Os exemplos podem ser irritantes quando você envia mensagens de texto ou sai com pessoas que o seu parceiro sente-se ameaçado, acusando-o de flertar ou trapacear, ser possessivo com você ou até mesmo chegar a persegui-lo.
Uma emoção que todo mundo experimenta, o ciúme se torna prejudicial quando alguém ataca ou tenta controlá-lo por causa disso. Os exemplos podem ser irritantes quando você envia mensagens de texto ou sai com pessoas que o seu parceiro sente-se ameaçado, acusando-o de flertar ou trapacear, ser possessivo com você ou até mesmo chegar a persegui-lo.
MANIPULAÇÃO
Quando um parceiro tenta influenciar suas decisões, ações ou emoções. A manipulação nem sempre é fácil de identificar, mas alguns exemplos o convencem a fazer coisas com as quais normalmente não se sentiria confortável, ignorando-o até que fiquem bem e usando presentes e desculpas para influenciar suas decisões ou voltar às suas boas graças. .
ISOLAMENTO
Mantendo você longe de amigos, familiares ou outras pessoas. Exemplos podem ser quando seu parceiro faz você escolher entre eles e seus amigos, insistindo que você gaste todo o seu tempo com eles, fazendo você questionar seu próprio julgamento de amigos e familiares e fazendo você se sentir dependente deles por dinheiro, amor ou aceitação.
SABOTAR
Arruinar propositadamente sua reputação, realizações ou sucesso. Os exemplos podem fazer com que você perca o trabalho, a escola ou a prática, impedindo-o de concluir o trabalho escolar, falando sobre você pelas costas ou iniciando rumores e ameaçando compartilhar informações particulares sobre você.
MENOSPREZAR
Fazendo você se sentir mal consigo mesmo. Os exemplos podem ser chamar nomes, fazer comentários grosseiros sobre com quem você sai, sua família ou sua aparência e tirar sarro de você – mesmo que seja apenas uma piada.
CULPADO
Fazendo você se sentir culpado ou responsável pelas ações de seu parceiro. Os exemplos podem fazer você se sentir responsável pela felicidade deles, fazer com que você sinta que tudo é culpa sua, ameaçando se machucar ou a outros se você não fizer o que eles dizem ou ficar com eles, pressionando você a fazer algo sexual que não seja confortável com.
VOLATILIDADE
Rompantes de humor imprevisíveis que fazem você sentir que precisa andar sobre as cascas de ovos ao seu redor ou fazer coisas para impedir que elas se espalhem. Exemplos podem ser mudanças de humor, perder o controle de si mesmos ao ficar violentos ou gritar, ameaçar machucá-lo ou destruir coisas e fazer com que você sinta medo delas. Isso também pode ser muito drama ou altos e baixos em um relacionamento.
DEFLEXÃO DA RESPONSABILIDADE
Dando desculpas por seu comportamento. Os exemplos podem culpar você, outras pessoas ou experiências passadas por suas ações, usar álcool ou drogas como desculpa, usar problemas de saúde mental ou experiências passadas (como um ex-traidor ou pais divorciados) como uma razão para comportamentos não saudáveis.
TRAIÇÃO
Quando seu parceiro age de maneira diferente com você em relação à forma como ele age quando você não está por perto. Os exemplos podem estar mentindo para você, propositalmente deixando-o de fora ou não lhe dizendo coisas, ter duas caras, agir de maneira diferente em torno de amigos ou trapacear durante um relacionamento com você.
Algumas dessas características podem parecer óbvias para você e outras podem fazer você pensar em como pode melhorar seu próprio relacionamento ou ajudar um amigo a melhorar o deles. Agora que você está equipado com esse conhecimento, espalhe a notícia! Todos nós podemos trabalhar para construir relacionamentos mais saudáveis, e tudo começa com educação e conversas!
Fonte: https://www.joinonelove.org/