Os primeiros dias de um relacionamento podem ser felizes, mas preocupantes. Especialistas avaliam as armadilhas mais comuns – de se esforçar demais para não estabelecer limites claros
primeiros dias de um relacionamento costumam passar por um nevoeiro de felicidade. Os textos de amigos não são devolvidos; fins de semana inteiros são perdidos na cama. Mas muitos relacionamentos desmoronam pela marca de três meses – quando você começa a ver as falhas da outra pessoa, mas antes que a parceria se torne uma entidade sólida e definida. Se você conseguir superar o ponto de três meses, esses primeiros dias definirão o tom do seu futuro relacionamento. Quais são os erros comuns que as pessoas cometem no início dos relacionamentos – e como você pode evitá-los? Os especialistas pesam.
Chegando muito forte
É bom saber o que você quer de um parceiro em potencial e ter clareza sobre isso. Mas é desanimador colocar tudo sobre a mesa imediatamente. “Não defina seu plano de 20 anos nas primeiras datas”, diz a psicóloga e especialista em relacionamentos Emma Kenny . “Pode ser intimidador. Isso também significa que você negou a oportunidade de ver como as coisas se desenvolveriam naturalmente com essa pessoa. ”
Sendo muito rígido no que você quer
É bom ter uma idéia do tipo de pessoa com quem você gostaria de se estabelecer. Mas ser rígido demais nos estágios iniciais de um relacionamento pode matar romances promissores. “Pense no que essa outra pessoa é como indivíduo, não em termos de suas crenças políticas ou se é vegana ou o que for”, diz Kenny. Guarde a lista de verificação. “Não é uma boa ideia entrevistar alguém nos primeiros encontros. Perguntar quanto está ganhando ou sobre a situação da casa – não é uma maneira orgânica de conhecer alguém. Você é um parceiro em potencial, não um consultor de recrutamento.
Realizando para eles
No início dos relacionamentos, muitas vezes você quer dar o melhor de si – seja a garota legal (ou garoto) que gosta de tudo, nunca reclama e sempre parece fabulosa. “Quando você começa a namorar alguém novo, pode fazer um show”, diz a treinadora de namoro Persia Lawson . “Você está tentando se apresentar, em vez de ser autêntico.” Mas é uma pretensão exaustiva ter que manter a longo prazo. Por que não apenas ser você mesmo? “Eu tento incentivar as pessoas a perceberem que é mais legal ser você mesmo. Se você está se esforçando demais para se apresentar com alguém, provavelmente não é a pessoa certa para você.
Não aprendendo com relacionamentos passados
“Sou um grande fã de auditorias de relacionamento”, diz Kenny. “Olhe para o seu último relacionamento e veja o que deu errado. Pergunte a si mesmo: ‘O que estou fazendo de errado nos relacionamentos? Quão responsável devo ser? ‘”Talvez você tenha o hábito de namorar pessoas emocionalmente indisponíveis ou tenha dificuldade em respeitar os limites. Ao trabalhar um pouco, você estará em melhor posição para um futuro relacionamento saudável.
Movendo-se muito rápido
Quando você é pego na pressa de dopamina de um novo relacionamento, é tentador atravessar todos os principais marcos o mais rápido possível, como se estivesse coletando cogumelos em Mario Kart. “Muitos dos meus clientes cometem o erro de agir muito rápido em geral”, diz Kenny. “Dizer a alguém que você acha que é o único e você está profundamente conectado a ele após a data um ou dois não é bom para todos os envolvidos.”
Não encontre os amigos e a família por pelo menos três meses. “Não há problema em levar as coisas a um ritmo mais lento às vezes”, diz Ammanda Major, terapeuta da Relate . “As pessoas querem entrar lá, conhecer amigos e pais e viver na vida uma da outra depois de um tempo muito curto. Mas tudo bem levá-lo em um ritmo mais lento. Se você se apressar e a coisa toda entrar em colapso após três meses, você pode acabar se sentindo privado. ”
Ignorando bandeiras vermelhas
Todos nós já estivemos lá. Você está namorando alguém há algumas semanas, eles parecem perfeitos e depois são rudes com uma garçonete ou falam mal da ex. Não ignore bandeiras vermelhas. “As bandeiras vermelhas são importantes, porque significam que você deve se afastar desse relacionamento”, diz Kenny. “Talvez você odeie quando as pessoas levantam a voz e depois gritam com você – mas você as acha tão atraentes que a ignora. Se você ignorar as bandeiras vermelhas, você terminará em um relacionamento horrível. ”Além disso, quem é rude com uma garçonete definitivamente não vale o seu tempo.
Publicar muito online
Lembre-se do que você publica nas mídias sociais. “Pode ser maravilhoso pensar que você conheceu sua alma gêmea, mas lembre-se de que, se for um relacionamento importante, você não precisa se apressar”, diz Major. O que significa: adie as homenagens românticas amorosas, por enquanto. “Se você postar: ‘Estou em um relacionamento fabuloso, acho que esse é o caso’, seu novo parceiro pode ver isso e, se não é assim que a mente deles está, você já o ignorou antes mesmo de começar. Ou, se não der certo, você pode se sentir envergonhado.
Não estabelecer limites claros desde o início
Os primeiros três meses de um relacionamento deram o tom para o resto do seu tempo juntos. Se você permitiu que o relacionamento seguisse os termos do seu parceiro, será difícil voltar com isso. “Você precisa se respeitar e ter limites claros quando se trata de namorar alguém”, diz Lawson. “Seja corajoso o suficiente para elevar seus limites e dizer: ‘É disso que eu preciso e do que desejo.’ Muitas pessoas têm medo de expressar como querem ser tratadas por medo de serem rejeitadas. Mas é melhor saber agora ou mais tarde. Além disso, as pessoas são atraídas por pessoas que sabem o seu próprio valor, em vez de aceitarem migalhas e fragmentos de mau comportamento, porque pensam que é tudo o que podem obter. ”Não tenha medo de desafiar seu parceiro ou insistir em seu comportamento. nesses primeiros meses – se você deixar as coisas deslizarem agora,
Encobrindo incompatibilidade sexual
É completamente natural que o sexo com um novo parceiro não seja alucinante inicialmente – você está apenas começando a se conhecer. Mas se as coisas continuarem a falhar no departamento do quarto, isso pode ser um sinal de que você não está certo um para o outro. A longo prazo, você só pode ter um relacionamento saudável com alguém com quem você é compatível sexualmente. “Se sua vida íntima não está dando certo, você não deve ignorar isso”, diz Major. Tente resolver as coisas de frente. “Comunique seus desejos abertamente e compartilhe suas torções. Você precisa lidar com as coisas o mais rápido possível, caso contrário, terá problemas. ”Se as coisas não derem certo, siga em frente.
Sendo muito disponível
Quando você acha que encontrou, pode ser tentador cancelar todos os seus planos e ficar juntos. “Você para de entrar em contato com seus amigos e começa a agendar sua vida inteira quando os vê”, diz Lawson. “Você exclui todos os hobbies ou interesses que você tem.”
Mas se você fizer isso, poderá acabar isolado de seus sistemas de suporte em um relacionamento prejudicial. “Na minha experiência, casais que passam o tempo todo juntos parecem não dar certo”, diz Lawson. “Torna-se tóxico e co-dependente.” Em vez disso, abrace uma distância saudável. “Você precisa ter amizades, hobbies e interesses fora do seu relacionamento.” Cuidado com a bolha do amor – ela sempre explode, quer você goste ou não.
Fonte: https://www.theguardian.com/