1. Silêncio proativo
Segundo o Doutor Augusto Cury, quando o seu companheiro(a) perde a razão em uma discussão e fala coisas desagradáveis, o mais inteligente não é rebater as ofensas e sim usar o que ele chama de silêncio proativo: Em silencio você não compra as críticas que o seu companheiro(a) faz e se recusa a entrar em uma discussão improdutiva.
Muitas vezes é mais útil fazer uma pausa para a pessoa se acalmar e tentar retornar a conversa com uma abordagem mais amigável. Afinal, o importante não é ter razão, mas sim resolver os problemas.
2. Esqueça a idéia de tentar mudar o seu amor
A melhor maneira de transformar uma pessoa teimosa e difícil em super teimosa e super difícil é com essas técnicas: elevar o tom de voz, fazer comparações, chantagens emocionais, críticas excessivas e usar os velhos sermões.
– Tem pessoas que não são religiosas mas são especialistas em sermões. Quando elas abrem a boca o parceiro(a) e até os filhos já sabem tudo que vem pela frente e se fecham, disse Augusto Cury
Nós podemos contribuir com os outros mas não muda-los, só eles podem se mudar. Então, aceite o seu amor como ele é e busque contribuir para sua melhora.
3. Elogie
Para impactar nas pessoas nós precisamos ser simpáticos, distribuindo sorrisos, elogios e cumprimentos. No amor isso não é diferente:
– Todos os dias os casais deveriam se elogiar. Fazer o outro se sentir bem realça o romance, disse ou Doutor.
Então, promova quem você ama!
As pessoas em geral, para tentar ajudar, apontam falhas e constrangem quem gostam. A maneira mais inteligente para ajudar alguém é apontar o que a pessoa fez de correto, não o que fez de errado.
Quando você crítica, você magoa.
Quando você elogia, o outro vai tentar corresponder aos seus elogios e proteger sua boa reputação, perpetuando boas ações.
4. Não espere que o seu companheiro(a) corresponda todas as suas expectativas
– Tem pessoas que dizem: Dr Cury, eu casei com um pessoa difícil. Eu falo: não se preocupe, ela também, contou o Doutor
Só o desejo de que o parceiro corresponda as nossas expectativas já cria um clima horrível, a relação se torna um inferno. E acabamos asfixiando quem amamos.
Lembre-se que nós também não devemos corresponder todas as milhares de expectativas dos nossos parceiros (a).
Quem exige menos recebe muito mais
Fonte refletirpararefletir