Categorias:

3 maneiras que a tecnologia pode impactar negativamente seus relacionamentos

casal-tecnologia-afeta-negativamente-par-ideal

A era da informação mudou rapidamente a maneira como nos conduzimos nos negócios, na educação e na interação humana em geral.

Avanços como e-mail, mensagens instantâneas e mídias sociais foram criados para tornar a comunicação mais fácil e conveniente. Famílias e amigos em grandes distâncias agora podem se comunicar com mais facilidade frente a frente sempre que quiserem. Os sites de namoro combinam com êxito milhares de cônjuges futuros a serem recebidos todos os anos e os pais podem manter contato mais fácil com seus filhos ao longo do dia.

No entanto, à medida que a sociedade se adapta a essas novas avenidas de contato, também há maneiras em que a nova tecnologia ameaça eliminar aspectos importantes de como as pessoas se relacionam e se conectam em um nível pessoal. Isso pode ser especialmente verdadeiro em nossos relacionamentos mais íntimos.

Aqui estão três áreas nas quais a tecnologia pode impactar negativamente as relações:

  1. Intimidade

Os relacionamentos íntimos geralmente têm seus próprios desafios, e as tecnologias em mudança podem contribuir ainda mais para o estresse das relações modernas. Às vezes, as maneiras como as pessoas usam tecnologia podem criar problemas entre parceiros românticos, potencialmente agitando conflitos e insatisfações no relacionamento.

Uma pesquisa do Centro de Pesquisa Pew 2014 indicou que um em cada quatro proprietários de telefones celulares em um relacionamento ou casamento descobriu que seu parceiro também estava distraído pelo celular. Quase 1 em cada 10 discutiu com um parceiro sobre o tempo excessivo gasto nos dispositivos. A pesquisa observou que muitos argumentos entre casais podem ter algo a ver com o uso de tecnologia, como decidir quando usar dispositivos e quando se abster. Eles também descobriram que os usuários mais jovens eram mais propensos a reportar tensão aumentada e maior proximidade em seus relacionamentos como resultado da tecnologia.

A tecnologia também está mudando algumas das maneiras mais íntimas em que os casais se conectam. Sexting – enviar mensagens de texto contendo conteúdo sexual explícito – aumentou entre adultos desde 2012, com um em cada cinco usuários de células que receberam um sext de alguém que conhecem – um aumento de um terço em quatro anos.

  1. Distração

A tecnologia pode ser uma distração efetiva no momento atual, durante um longo período de tempo, e mesmo na ausência. De acordo com uma pesquisa de 2015 de 453 adultos em todo os Estados Unidos, quase metade de todos os entrevistados relatou ter sido distraído por seus telefones na presença de um parceiro romântico.

Esses momentos dedicados à tecnologia podem rapidamente se somar a uma grande parte das horas de vigília de uma pessoa. A mesma parcela de tempo que apenas alguns anos atrás poderia ter sido considerado um vício on-line agora é comum no uso de smartphones, especialmente entre os usuários mais jovens. Representa uma mudança na forma como as pessoas gastam seu tempo e onde concentram sua energia.

A tecnologia também pode ser uma distração quando não está em uso. Quando desconectados brevemente de seus smartphones em um estudo de 2014, os usuários pesados ​​autodescritos indicaram ter níveis de ansiedade mais elevados do que usuários moderados após apenas 10 minutos.

  1. Depressão

O uso intensivo das mídias sociais também mostrou afetar negativamente a saúde mental. Um estudo recente da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh examinou as taxas de depressão em adultos mais jovens, encontrando chances significativamente maiores de depressão entre aqueles que gastaram mais tempo envolvidos em mídias sociais.

Analisando especificamente apenas a atividade social de mídia social, eles concluíram que o uso intenso foi significativamente associado ao aumento da depressão e ressaltou a importância de identificar intervenções para usuários pesados ​​de redes sociais antes de experimentar qualquer problema de saúde mental.

O relatório também observa que vários estudos ligaram o uso de redes sociais com declínios de humor, senso de bem-estar e satisfação de vida. Esses declínios podem estar relacionados ao FOMO, ou o medo de perder, o que os estudos demonstraram é muitas vezes exacerbado pelo uso de mídias sociais.

Sincronizando por Powering Down

De acordo com a conselheira de Ohio Jessica Wade, MAMFT, LPCC, as conexões emocionais forjadas por casais através da linguagem corporal, comunicação não verbal, tom de voz e expressão facial são essenciais para o relacionamento e impossíveis de replicar com a tecnologia.

“A superação da tecnologia pode causar mal-entendidos, e os parceiros perdem a oportunidade de fazer aquelas tentativas imediatas de reparo de relacionamento que acontecem no momento durante a comunicação em pessoa”, disse Wade.

Os especialistas recomendam encontrar alternativas para reduzir as desvantagens potenciais da tecnologia. Para quebrar o ciclo, o primeiro passo pode ser temperar, ou reduzir significativamente, quanto tempo é gasto focado em dispositivos, aplicativos e serviços de mensagens.

Encontrar tempo para separar-se consistentemente pode exigir a lápis dentro de uma programação diária. A atribuição de tempos de não utilização (como durante o jantar ou a noite da data) pode ajudar a reagrupar os parceiros em seus relacionamentos ou indivíduos ao meio ambiente.

Muitos indivíduos, casais e famílias buscaram terapia quando a tecnologia ultrapassou outras prioridades. Os especialistas também recomendam melhorar as habilidades de comunicação sempre que possível – algo que a tecnologia pode interromper ativamente. Numa época em que os e-mails e as mensagens de texto substituíram outros métodos de comunicação, a maneira e a habilidade com que as pessoas se expressam podem se tornar menos robustas e mais mecânicas.

Estudos também encontraram valor significativo em gastar tanto tempo quanto possível. Um estudo realizado por pesquisadores holandeses encontrou níveis mais baixos de ansiedade e depressão entre pessoas que vivem dentro de 0,6 milhas de um parque ou espaço arborizado.

Os benefícios da tecnologia residem na capacidade de elevar a experiência humana, mas os especialistas recomendam o uso de novos dispositivos e plataformas, devem ser fundamentados em perspectiva de como a nova tecnologia tem o poder de mudar a comunicação e a forma como as pessoas se relacionam. Identificar formas de usar essas novas invenções com sucesso – sem se enganar de uma conexão humana genuína no processo – pode, em última instância, exigir mais soluções de baixa tecnologia.

O que você acha?  Envie seus comentários aqui ou envie qualquer dúvida sobre este ou qualquer outro tema para a nossa especialista Sheila Rigler, a fundadora da Par Ideal e Coach em Relacionamentos. Envie qualquer pergunta para: contato@sheilarigler.com.br

Artigo original de goodtherapy.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.