Iniciar um relacionamento virtual pode ser um incentivo para aqueles que pretendem encontrar um amor sem precisar sair de casa. A internet como reflexo da vida real tem trazido cada vez mais opções para internautas do mundo todo.
O programa do Fantástico, mostrou ontem, que o risco em uma rede social é bem maior do que as pessoas imaginam.
Uma estudante queria investigar o seu namorado e criou um perfil fake, se dizendo dentista e moradora de São Paulo. O seu namorado não entrou na roubada, porém um empresário de Belém do Pará se apaixonou pelo perfil fake e a criadora do perfil também por ele. Para não contar que ela criou um perfil fake e utilizou fotos que ela pegou na internet, ela criou um outro perfil fake e publicou que a dentista foi assassinada. Quando o empresário descobriu o golpe, compareceu a delegacia. A policia localizou a estudante, que poderá incorrer no crime de falsa identidade. O Fantástico localizou a jovem que teve as fotos usadas no perfil falso. Ela tem 15 anos e mora em Santa Catarina.
De acordo com o detetive virtual Wanderson Castilho, autor do livro “Mentira, um rosto de muitas faces”, o ambiente virtual pode ser palco de grandes “encenações”. Muitos usuários utilizam-se de informações falsas para conquistar a confiança de quem está outro lado, alterando nome, idade, peso, altura, sexo ou mesmo residência. Com isso, é preciso fazer uma análise de prós e contras para não correr riscos, como se envolver com alguém comprometido, ter danos financeiros ou outros perigos ainda maiores.
Por isso, é importante ter em mente que a comodidade das relações online deve ser acompanhada por cuidados e preservação da intimidade. O que parece fácil, a primeira vista, pode causar transtornos futuros, principalmente num meio onde sempre há espaço para dúvidas.