Categorias:

Casamento bom para mulher, vida feliz para o marido.

casamento_felizUm novo estudo da Universidade Rutgers, do estado norte-americano de Nova Jérsei, acredita que quanto mais satisfeita a esposa esta com a união, mais feliz o marido esta com a sua vida, não importando como ele sente sobre suas núpcias. “Uma mulher satisfeita com o casamento tende a fazer muito mais para o seu marido, o que tem um efeito positivo na sua vida”, diz Deborah Carr, professora do Departamento de Sociologia, Escola de Artes e Ciências da Instituição.

Deborah e Vicki Freedman, professora e pesquisadora do Instituto para Pesquisa Social da Universidade de Michigan, co-autoras de um estudo publicado na edição de outubro do “journal of Marriage and Family” sobre a qualidade marital e felicidade entre idosos. A fim de avaliar a qualidade conjugal, as pessoas envolvidas no estudo responderam várias perguntas, tais como: seu cônjuge lhe admira? Discute com você? Entende seus sentimentos? Ou te dá nos nervos?

Eles também foram convidados a manter diários detalhados sobre as quão felizes tinham sido nas ultimas 24 horas ao realizar atividades selecionadas como fazer compras, tarefas domesticas e assistir televisão. Os envolvidos no estudo, em media, classificaram bem a sua satisfação geral com a vida, tipicamente cinco em seis pontos, com maridos classificando seu casamento ligeiramente mais positivamente do que suas esposas. “Para ambos os cônjuges estar em um casamento melhor classificados estava ligado a uma maior satisfação com a vida e felicidade”, explica a professora.

O estudo também descobriu que enquanto as esposas ficavam menos felizes se seus cônjuges ficassem doentes, o nível de felicidade dos maridos não muda ou reflete o mesmo resultado se suas esposas ficam doentes. “Segundo Déborah quando um parceiro esta doente, muitas vezes é a mulher que toma conta dele, o que pode ser uma experiência estressante”. Por outro lado, quando as esposas estão doentes, não confiam seus cuidados aos maridos, preferindo pedir ajuda a suas filhas.

Segundo os pesquisadores o estudo é importante, porque a qualidade de um casamento pode afetar a saúde e o bem-estar dos indivíduos mais velhos conforme eles envelhecem. “A qualidade no casamento também, ajuda os casais a tomar decisões difíceis em relação à saúde e cuidados médicos”, acrescenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.