As mudanças do homem nas relações familiares, tanto com os filhos como com as mulheres foi significativa. Na agência de relacionamentos Par Ideal, de Curitiba, 98,3% afirmam que estão dispostos a ajudar na educação dos filhos, o que mostra que os pais estão cada vez mais ocupando funções até então consideradas femininas e se tornando mais próximos dos seus filhos.
Muitos homens comemoram o crescimento do número de guardas concedidas para que eles sejam os principais responsáveis pelos filhos. O direito ou o dever de cuidar e educar a criança e o adolescente após o fim da relação não é necessariamente da mulher, e muitos homens fazem questão desta tarefa e brigam por isso. Na Par Ideal, entre os cadastrados, 66% têm filhos, sendo que 12,5% conquistaram na justiça, ou por consenso, o direito de criá-los. Na faixa entre 41 e 50 anos o índice é ainda maior, 30%.
Nas tarefas domésticas, 93,7% garantem que ajudariam. Os menores índices de aceitação estão entre os homens mais velhos, principalmente entre 51 e 60 anos.
Se antigamente as mulheres preparavam alimentos que atraíam pela aparência e gosto, atualmente muitos homens são verdadeiros artistas na cozinha e em alguns casos preparam pratos melhores do que muitas mulheres. Agarrar um marido pelo estômago era um conselho do tempo das avós. Hoje, os homens usam panelas como armas de sedução.