Categorias:

Homem: o sexo Frágil

cuidados-importantes-com-a-saude-masculina-9

O Dia Internacional do Homem foi criado há quase 14 anos com o objetivo de incentivar os cuidados com a saúde masculina e a igualdade de gênero. Apesar de a causa ser mundialmente celebrada e ter o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), muitas pessoas desconhecem a comemoração e, principalmente, seu significado.

Segundo dados divulgados pela Divisão da Saúde do Homem da Secretaria Estadual de Saúde, de cada três adultos mortos entre 20 e 59 anos, dois são do sexo masculino. Já entre as faixas de 18 a 30 anos, de cada cinco mortes quatro são de homens.

Também são os homens as maiores vítimas fatais de acidentes de transito, por dirigirem em alta velocidade ou embriagados e também, as grandes vítimas de homicídios. Como os homens não tem o hábito de ir a visitas periódicas ao médico e também não tem a cultura de prevenção a saúde, na maioria das vezes, quando vão procurar ajuda as doenças já estão em estágio avançado. As doenças que mais atingem os homens após os 40 anos são as cardíacas e as urológicas.

Dicas para uma vida mais saudável, com mais qualidade de vida:

– Fazer check-up uma vez ao ano, principalmente verificando a parte cardiológica e  – urológica.

– Manter colesterol, hipertensão e obesidade sob controle.

– Estar atento para doenças do aparelho respiratório.

– Investigar doenças sexualmente transmissíveis e sorologias como hepatites B, C e vírus do HIV.

– Não fumar

– Não consumir bebidas alcoólicas em excesso.

– Cuidar da alimentação

– Fazer exercícios físicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.