O uso do véu esteve presente na cultura oriental, era associado a Ishtar, a Deusa do Amor .Teria sido a primeira representante feminina a usar o véu, que fazia uma ligação a fertilidade e sedução, não demorando a ser um costume usado por mulheres da Babilônia e Mesopotâmia, chegando depois aos Gregos.
Na Grécia Antiga, o véu era usado como parte da veste feminina da nobreza, a protegendo de males naturais como o sol, vento e insetos. Durante a cerimônia de casamento, a noiva fazia questão do uso do véu por uma questão cultural, acreditando que estaria protegida de maus espíritos, infortúnios e possíveis admiradores.
A noiva romana rica, usava o Flammeum,um véu da cabeça aos pés com o mesmo intuito de protege- lá. A mitologia greco-romana liga o uso do véu à Deusa Vesta, da honestidade, protetora do lar e defensora da família.
Cores tradicionais do véu de noiva
O azul era uma cor muito utilizada para o véu ou em algum detalhe de acessório, pois além de simbolizar a tranquilidade, o espírito, a paz e o equilíbrio, as moças acreditavam que a cor iria cortar a inveja das moças solteiras. Diversas cores e formas de véu foram usadas, principalmente o vermelho, até chegar a tradição do branco.
Na Grécia sua cor era amarelo, que simbolizava alegria e luz.
O véu que cobria toda a noiva nobre de Roma era de linho e cor púrpura,decorado com fios de ouro e prata.