A primeira fase de todo relacionamento é a paixão e o encantamento. Passamos a viver num mundo mágico, onde tudo é lindo e maravilhoso.
Quando esta fase termina começamos a ver as diferenças e os defeitos do outro. Nesta fase de desencantamento, muitas vezes é encarado com desapontamento e frustração. É onde o relacionamento começa a estagnar e entra em uma zona de conforto. Não sente-se mais aquela sensação gostosa, aquele friozinho na barriga. O amor ainda existe, mas parece que tudo ficou igual, sem atrativo. E dia após dia você percebe que a rotina está matando seu casamento.
A rotina é uma realidade que mais cedo ou tarde, atinge todos os relacionamentos. Mas isso não é motivo para a separação, pois você viver muita coisa diferente com a mesma pessoa, nas diversas fases da sua vida.
É importante lembrar que amar é a parte fácil da relação e que o entusiasmo e a atração não vão aparecer como mágica, é preciso dedicação. E dedicação implica carinho e cuidado, exige tempo e vontade.
Para evitar que a rotina tome conta do seu relacionamento, pequenas ações diárias podem fazer toda a diferença. Que tal programar um passeio para vocês caminharem de mãos dadas e ver o pôr do sol juntos? Sair jantar fora, ir ao cinema ou mesmo uma viagem romântica, mas isto deve ser feito como um casal, sem amigos, sem filhos e sem familiares. Além de surpreender o outro com um presente, elogios sinceros, mudanças de visual.
Todo casal precisa ser criativo e investir em novidades na relação, não precisa fazer algo extravagante, mas coisas simples. O importante é inovar, permitir que o casamento respire novos ares.