Relacionamentos saudáveis são aqueles que trazem o melhor de você. Mesmo que nenhum relacionamento seja perfeito, relacionamentos saudáveis fazem você se sentir bem quase o tempo todo e geralmente o provocam e não o deprimem. Aqui estão algumas características e comportamentos de um relacionamento saudável. Lembre-se de que, com todos esses comportamentos, existe um limite para quando isso se torna prejudicial. Por exemplo, a lealdade é excelente, mas em um determinado momento pode ser prejudicial se você for leal a um parceiro que o desrespeita continuamente. No final do dia, as características abaixo em um relacionamento saudável fazem você se sentir confiante e apoiado.
RITMO CONFORTÁVEL
Você e seu parceiro permitem que o relacionamento aconteça em um ritmo que seja confortável para vocês dois. Muitas vezes, quando você começa a namorar alguém, pode sentir que passa todo o seu tempo com ela porque deseja – isso é ótimo! Mas certifique-se de que nada pareça desequilibrado ou apressado no relacionamento. Em um relacionamento saudável, ninguém pressiona o outro a fazer sexo, tornar o relacionamento exclusivo, morar juntos, conhecer sua família e amigos, casar ou ter um bebê. Quando você decide tomar essas medidas, os dois se sentem felizes e animados com isso – sem sentimentos confusos.
CONFIAR EM
Acreditar que seu parceiro não fará nada para machucá-lo ou arruinar o relacionamento. Por exemplo, quando seu parceiro se sente à vontade quando você faz coisas sem ele, acredita que não vai traí-lo, respeita sua privacidade on-line (como quem você manda mensagem e Snapchat) e não faz você sair do seu caminho ou trabalhar duro para “ganhar” sua confiança.
HONESTIDADE
Seja sincero e aberto com seu parceiro. É importante poder conversar sobre o que vocês dois querem. Em um relacionamento saudável, você pode conversar com seu parceiro sem medo de como ele responderá ou se você será julgado. Eles podem não gostar do que você tem a dizer, mas um parceiro saudável responderá a notícias decepcionantes de maneira atenciosa. Alguns exemplos são ter uma boa comunicação sobre o que vocês querem e esperam e nunca sentem que precisam esconder com quem falam ou com quem conversam.
INDEPENDÊNCIA
Ter espaço e liberdade em seu relacionamento para fazer você. Exemplos são quando seu parceiro apoia você com amigos e uma vida fora do seu relacionamento e não precisa se apegar ao quadril ou conhecer todos os pequenos detalhes sobre sua vida.
RESPEITO
Se o respeito estiver presente em seu relacionamento, seu parceiro valorizará suas crenças, opiniões e quem você é como pessoa. Os exemplos estão cumprimentando você, apoiando seu trabalho duro e seus sonhos, sem tentar forçar ou ultrapassar seus limites e defendendo-o.
IGUALDADE
Você e seu parceiro têm a mesma opinião e colocam o mesmo esforço no relacionamento (em vez de sentir que uma pessoa tem mais voz do que a outra). Os exemplos são como se você fosse ouvido em seu relacionamento ou se sentisse à vontade para falar, tomar decisões em conjunto, em oposição a uma pessoa dando o máximo de si, e comprometer igualmente as decisões em seu relacionamento que fazem a outra pessoa se sentir importante ou respeitada.
COMPAIXÃO
Sentindo uma sensação de carinho e preocupação do seu parceiro e sabendo que eles também estarão lá para apoiá-lo. Se você estiver em um relacionamento saudável, seu parceiro será gentil com você, eles entenderão e apoiarão você quando você estiver passando por momentos difíceis e ajudarão em momentos de necessidade. Uma ressalva importante é que ele deve ser bilateral e exibido igualmente.
ASSUMIR A RESPONSABILIDADE
Você e seu parceiro são responsáveis por suas próprias ações e palavras. Vocês dois evitam culpar um ao outro e confessam suas ações quando fazem algo errado. Exemplos são quando seu parceiro se desculpa genuinamente por seus erros, evita desconfiar de você quando está chateado e tenta fazer mudanças positivas para melhorar seu relacionamento.
FIDELIDADE
Quando o seu parceiro é confiável e você se sente confiante de que ele está ao seu alcance. Alguns exemplos são quando seu parceiro é respeitoso e fiel, defende você, não toma partido contra você, mas ajuda a ver o meio termo e mantém seus segredos seguros. Em um relacionamento saudável, você não precisa testar a lealdade da outra pessoa, porque sabe que ela existe. Às vezes, as pessoas dizem “todos cometemos erros” e “ninguém é perfeito” para inventar desculpas por deslealdade. Se você se encontra dizendo isso mais de uma vez, é sinal de que o relacionamento pode não ser saudável.
COMUNICAÇÃO
Se você puder conversar com seu parceiro sobre qualquer coisa – o bom e o ruim – isso é um sinal de um relacionamento saudável. Exemplos são quando você sente que seu parceiro vai ouvi-lo quando você precisa conversar e que eles estão abertos a discussões adicionais e quando você não se sente julgado por suas palavras ou opiniões.
Fonte:https://www.joinonelove.org/