Categorias:

Diferenças entre Gostar e Amar

O que te leva a falar “eu te amo” para outra pessoa? E mais… como você sabe que está amando? Como saber que não é uma simples “paixão de verão” ou um crush de momento?

Separamos 6 tópicos que te ajudarão a entender quais as principais diferenças entre “amar” e “gostar”.

1. Beijo

Gostar: você não perde a noção do tempo, muito menos do espaço. Você sabe muito bem onde está e, de vez em quando, abre os olhos para conferir o mundo a sua volta.

Amar: quando se ama, o beijo faz com que você viaje na velocidade da luz, perdido entre um vórtice de sensações que fazem o tempo e o espaço desaparecerem.

Um beijo com amor faz com que você se sinta atordoado, sem fôlego e extremamente feliz!

2. Sexo

Gostar: quando não há amor, o sexo ainda pode ser bom, mas não deixa de ser essencialmente carnal.

Amar: quem ama não faz sexo… Faz amor! A relação sexual com amor é uma ligação que vai além do físico, pois requer um nível de sensibilidade que só é atingido quando o carinho mútuo é intenso.

Assim como sugere o célebre escritor Mario Quintana, o sexo com amor é uma das coisas mais bonitas deste mundo!

3. Relacionamento

Gostar: todos os relacionamentos promissores começam com um simples gostar. A partir deste ponto, temos duas opções: o relacionamento floresce e nasce um belo amor; ou vai definhando até que desapareça totalmente.

Amar: um relacionamento com amor é baseado na proteção, no zelo e no cuidado continuo com o companheiro ou a companheira.

Às vezes, quando se ama alguém é necessário simplesmente deixá-lo partir. O amor não deve aprisionar ninguém. Acima de qualquer coisa, amar é querer a felicidade do próximo, mesmo que isso doa.

Ah, outro detalhe: amar é resistir ao ciúme e ao egoísmo, ok?

4. Brigas

Gostar: todos os casais brigam, mas quando não há amor, não há empenho em resolver as desavenças.

Uma dica para salvar o seu relacionamento depois de uma briga? Aqui vai:

Amar: as brigas sempre se transformam em ensinamentos quando se ama. O orgulho e o egoísmo devem estar “fora de jogo” quando o amor predomina na relação.

5. Cotidiano

Gostar: os abraços são apertados, mas não duram muito tempo. O cotidiano de um relacionamento sem amor tem os seus dias contados…

Amar: é não ter vergonha ou receio de mostrar todos os dias o quanto a pessoa amada é especial. O cotidiano com amor é uma constante partilha e soma de sentimentos e experiências que permanecerão com você ao longo de toda a vida!

6. Futuro

Gostar: pairam as dúvidas. Mesmo gostando muito de alguém, quando não há amor, torna-se impossível pensar num futuro a longo prazo com o seu companheiro(a).

Amar: é ter a certeza que quer construir uma vida em conjunto com a sua alma gêmea. É saber que dias ruins também virão e a vida não é um conto de fadas, mas mesmo assim está muito feliz por passar os anos ao lado da pessoa que te completa.

Agora que você já conseguiu compreender melhor aquilo que está sentindo, pode falar sem medo nenhum aquelas “três palavrinhas mágicas” do começo do texto: “EU TE AMO”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.