Muita gente já deve ter ouvido histórias de mulheres que foram ameaçadas, molestadas ou mesmo roubadas em viagens pelo mundo.
No entanto, é possível sim, para as mulheres viajarem pelo mundo com segurança, sozinhas ou acompanhadas com outras amigas e não devem se intimidar por historias. É só ficar aberta e seguir algumas dicas que devem ser seguidas para evitar transtornos.
Alguns procedimentos que achei interessantes e quero compartilhar com vocês.
Antes de partir
- Faça uma pesquisa e planejamento de sua viagem: Procure saber sobre a cultura do local onde você irá visitar.
- Leve a roupa apropriada: Em muitas culturas as mulheres devem usar vestidos longos ou cobrir os braços e ombros. É importante usar uma roupa apropriada para a cultura do país onde você está visitando.
- Chegue ao país durante o dia: É muito mais seguro, pois pode evitar muitos problemas. Se não tiver outra opção, esteja certa de fazer sua reserva com antecipação, para não ter que procurar hotel durante a noite.
Cuidados durante a viagem:
- Deixe o roteiro de viajem com as pessoas que ficaram em casa, para saber onde você esta.
- Evite situações de risco: não ande por ruas escuras durante a noite.
- Não use jóias ou correntes, mesmo que sejam bijouterias.
- Use um porta dinheiro na cintura por dentro do cinto.
- Esteja alerta ao andar ou sair de um ônibus ou trem ou ao pegar as escadas rolantes, pois estes são os momentos em que os batedores de carteira atacam.
- Leve só um cartão de crédito e cópia de documentos: Divida o dinheiro em quantidades para pequenas compras, para não ter que mostrar muitas notas ao fazer um compra.
- Quando andar nas ruas, segure sua bolsa pelo lado de dentro da calçada e nas escadas rolantes pelo lado do corrimão.
- Use etiquetas cobertas para as malas, de preferência com seu endereço comercial.
Use cadeados em todas as suas malas, especialmente se você fez compras durante a viagem.
- Num vôo internacional, preferencialmente coloque os seus pertences de valor em uma bolsa e a mantenha com você enquanto estiver dormindo. Leve-a junto ao toalete se for o caso.
Reconhecendo possíveis situações de alto risco:
Os tipos de homens que costumam atacar mulheres em viagem normalmente têm alguma destas classificações abaixo:
- Perseguidores silenciosos: Procuram seguir, tentando algum tipo de contato ignore e siga seu caminho, evitando qualquer tipo de contato. Normalmente eles desistem. No entanto, se persistir, dirija-se a um policial e denuncie sem hesitação.
- Perguntadores: Tentarão lhe abordar com perguntas para conseguir uma aproximação. Costumam perguntar em várias línguas, para terem a certeza de receber alguma resposta.
- Guias nativos: Costumam se oferecer para ser guias de graça. Confie em seus instintos e não aceite este tipo de oferta. Normalmente tem outras coisas em mente, como lhe roubar, por exemplo.
Tomando alguns cuidados você poderá aproveitar bastante sua viagem, com razoável segurança.
Fontes: Corporate Tavel Safety, Rei.com, studenttravel.about.com