Respeito a individualidade: saiba por que ele é essencial para o sucesso do seu namoro

Quando estamos num novo relacionamento amoroso, o que mais queremos é ficar sempre mais perto da pessoa amada, não é mesmo? E isso é ótimo! Mas, nesse processo, muitas pessoas acabam deixando seus gostos e preferências individuais de lado.

É claro que um relacionamento só pode dar certo se ambos cederem em alguns pontos, isso é natural, mas ceder tanto a ponto de perder a individualidade não pode ser considerado saudável, apesar de ser bastante comum.

A importância da individualidade

Você já parou para pensar no que faz você ser você? Se alguém fosse te definir, quais características ela usaria para tanto? Com certeza, você foi capaz de pensar em alguns pontos que te são muito peculiares.

A individualidade é essencial para a criação da identidade. Nenhuma pessoa pode ser feliz e realizada na vida se não tiver consciência plena sobre quem é. Isso é fundamental para o bem-estar emocional. E você já conheceu alguém que tem péssima condição emocional e está num relacionamento feliz?

Quando nos apaixonamos por alguém, apaixonamo-nos pelo que ela é, por todas as características que a fazem ser exatamente ela, ou seja, a individualidade é o que aproxima as pessoas nesse sentido.

Mantendo a individualidade sem gerar crises

Muitos homens e mulheres acabam abrindo mão de suas escolhas particulares a fim de não ofender ou chatear o(a) parceiro(a), alguns casais optam por essa alternativa até mesmo para evitar brigas e crises no relacionamento.

Porém, como uma relação pode ser saudável e satisfatória para ambos se eles não têm a opção de ser quem realmente são? É lógico que essa é uma receita pronta para momentos de infelicidade.

O importante é que o casal, desde os primeiros contatos, estabeleçam um pacto de respeito mútuo, analisando sempre as palavras a serem usadas e pensando em saídas de forma conjunta.

Nesse processo, os dois precisam ter uma atitude de mediação, estando conscientes de que precisarão ceder uma vez ou outra pelo bem do relacionamento, desde que essa cessão não fira os princípios individuais das pessoas envolvidas.

Praticar a empatia é sempre uma excelente opção, pois isso nos faz enxergar as situações sob uma nova perspectiva.

Como manter a individualidade no relacionamento a dois?

Ninguém melhor do que o próprio casal para definir o funcionamento do relacionamento, mas há algumas dicas que podem ser bastante válidas quando falamos sobre manutenção da individualidade. Vamos a elas?

– Não minta sobre seus gostos: Ainda que eles sejam diferentes dos gostos do(a) seu(sua) parceiro(a), deixe claro quais coisas lhe agradam e quais não;

– Procure manter suas atividades: Não deixe de fazer todas as atividades de sua vida de “solteiro(a)” quando iniciar o relacionamento. É óbvio que muitas coisas tendem a mudar, mas preservar tarefas de que você goste é importantíssimo para que você se sinta você.

– Analise suas palavras num momento de discordância: Já notou quantas vezes as pessoas se mostram chateadas pela forma como as palavras foram ditas e não pela mensagem em si? Isso só prova o quanto analisar as palavras é importante, principalmente numa situação de conflito.

Não se esqueça: a pessoa se apaixonou por você.

Se você está procurando um novo relacionamento, que tal entrar em contato por telefone, preencher o formulário disponível no nosso site ou até mesmo agendar uma visita gratuita? Temos certeza de que podemos te ajudar a encontrar aquela pessoa que vai se encantar por toda a sua individualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *