Categorias:

Quase Todos Os Casais Infelizes Experimentam Um Desses 3 Problemas

Eu tenho visto todos os tipos de problemas de relacionamento ao longo dos anos. Os três problemas de relacionamento mais comuns que eu vejo em quase toda experiência de casal são na comunicação, sexo ou finanças. Muitos casais enfrentam problemas em todas essas três áreas.

Os problemas de comunicação geralmente giram em torno de um ou ambos os parceiros sentindo que o outro não o está ouvindo. Não se sentir ouvido e validado pelo outro leva ao ressentimento dentro do relacionamento. Eu acho que os casais que têm problemas com a comunicação não receberam as ferramentas para melhorar.

Os casais que desejam desenvolver sua comunicação aprendem novas técnicas e as praticam no relacionamento até que se torne um hábito. Meu conselho é aprender como sua comunicação afeta seu relacionamento e fazer um plano para melhorá-lo.

Problemas no sexo e intimidade aparecem em muitas formas. Alguns exemplos são a infidelidade, a diferença nos desejos sexuais ou a falta de prazer no sexo. O tema do sexo é difícil de discutir em um relacionamento, porque exige que cada pessoa seja vulnerável e, potencialmente, experimente a dor. Isso torna o tópico fácil de evitar.

Eu acho que quando a maioria dos casais aparecem em terapia, eles esperaram anos para fazê-lo. Eles teriam tido menos mágoa e dor se tivessem abordado as questões quando surgiram pela primeira vez no relacionamento ao invés de esperar anos para procurar ajuda. Meu conselho é ter uma discussão calma e sem julgamento sobre o papel do sexo em seu relacionamento.

Problemas financeiros em um relacionamento são tão comuns quanto na comunicação e no sexo. No meu trabalho com casais, acho que muitos não discutem as finanças regularmente. Um casal que só lida com questões financeiras durante um argumento nunca poderá resolver o problema.

Idealmente, o melhor momento para discutir como você vê e administra as finanças seria quando o relacionamento fica sério. Isso é bem antes do casamento ou de uma parceria de longo prazo. A maioria dos casais não faz isso, mas nunca há melhor momento do que ter essas discussões. Meu conselho é não adiar a discussão por mais tempo.

Cada questão que surge em um relacionamento se enquadra em uma dessas três áreas. Nós não somos ensinados a ter relacionamentos saudáveis, então somos deixados a descobrir por conta própria. Se você está tendo problemas de relacionamento e não consegue resolvê-los por conta própria, considere entrar em contato com um profissional licenciado para obter ajuda.

Texto por Kristie Overstreet – sexóloga clínica, psicoterapeuta. Via Quartz. Traduzido e adaptado por Portal Raízes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.