Categorias:

Com quem ficam os amigos em caso de divórcio?

separação-amigos-casais

Cerca de 40 por cento dos amigos podem desaparecer num processo de divórcio, um número elevado que atinge sobretudo as mulheres e as amizades criadas durante a vida de casal, revela um estudo publicado no Journal of Divorce and Remarriage. Entre aqueles amigos que tomam partido e os que simplesmente não sabem como lidar com a nova realidade, o risco de afastamento é grande. Alguns investigadores defendem até que o divórcio de um amigo pode ser visto como uma ameaça.

Uma ameaça que leva os casais próximos a questionarem-se sobre a sua relação, aumentando a probabilidade de se separarem. Seja qual for o cenário, “um divórcio envia ondas de choque a todas as áreas da nossa vida”, comenta Catarina Mexia, terapeuta familiar, é uma “consequência do processo de separação de duas pessoas que construíram em conjunto em muitas áreas, incluindo amizades”.

Com o fim do casamento, é tempo dividir afetos, rotinas, objetos…  Mas devemos separar-nos também dos amigos que temos em comum?

Amizades a manter… ou não!

Um divórcio é um desafio para o casal que se estende ao círculo de amigos comuns. «A separação de amigos é um assunto doloroso, muitas vezes marcado pela forma mais ou menos civilizada como decorre, mas há sempre que contar com lealdades que se estabeleceram, questões de género ou mesmo dificuldades na relação de amizade, que determinarão a continuação ou não dessas amizades após o divórcio», descreve Catarina Mexia.

Nem todas as amizades conseguem ultrapassar este duro teste. Muitos amigos que não só tomam partido como começam a ver o outro como inimigo.

Quando uma pessoa se divorcia, ela deve estar ao lado dos amigos que a apoiam, que lhe querem bem e não al lado de pessoas que não lhe transmitem segurança e tranquilidade. Uma separação por mais pacifica que seja, sempre é difícil e triste. É nesta hora, que muitos “amigos” sumirão e outros ficarão ao seu lado, fortalecendo a amizade.

Um comentário em “Com quem ficam os amigos em caso de divórcio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.