Categorias:

5 Razões para um parceiro(a) tornar-se emocionalmente distante

Você se sente emocionalmente desconectado do seu cônjuge ou parceiro? a maioria de suas conversas são sobre as crianças, seus horários, ou a gestão da casa? O seu parceiro parece desinteressado em passar tempo de qualidade com você?

distanciamento emocionalDistância emocional é um fenômeno comum em muitos relacionamentos. Ele normalmente se desenvolve lentamente, tornando-se difícil perceber, até que chegue a um ponto onde a única solução aparente é a Separação. Distância emocional pode criar muitas feridas emocionais, tais como rejeição, solidão e baixa autoestima.

Há inúmeras razões para que a distância emocional ocorra, abaixo vou listar algumas que acredito ser as mais comuns entre os casais.

Seu parceiro anseia tempo sozinho.

Muitos casais, especialmente aqueles com crianças pequenas, recebem pouco ou nenhum tempo para si mesmos. Algumas pessoas tentam obter tempo sozinho, colocando em fones de ouvido ou desligando-se por imersão em programas de televisão, a Internet, ou seus telefones. Se você suspeita que esse é o caso, pedir ao seu parceiro se eles precisam de tempo sozinho e discutir maneiras eles podem obtê-lo. É melhor fazer o recíproco disposição e organizar para ter tempo para si mesmo também.

Seu parceiro está estressado, angustiado, ou deprimido.

As pessoas muitas vezes respondem a altos níveis de estresse e angústia emocional, afastando-se. Se você sabe que seu parceiro está passando por um momento estressante na vida profissional ou familiar, procure conversar com ele a respeito. Pergunte como ele está se sentindo a respeito e discuta possíveis opções para reduzir ou controlar o stress, se for necessário oriente-o a buscar uma terapia ou ajuda de um profissional de psicologia.

Seu parceiro está perdendo aquele sentimento de amor. 

Seu parceiro não investe mais tempo nem esforço em seu casamento, nos cuidados com a casa, ou com a família da maneira que costumava fazer? Isso é um sinal de que vocês possam estar se distanciando emocionalmente e que o relacionamento está em apuros. Mas isso não significa que vocês não têm mais chance. Há sempre esperança, especialmente quando ambas as partes reconhecem esses sinais e decidem que querem fazer o possível para melhorar.

Excesso de carência

Muitas pessoas são excessivamente carentes no relacionamento, exigem ou demonstram afeto exagerado na relação e acabam por sufocar o outro, fazendo com que o parceiro, se afaste. O que gera um sentimento rejeição e de abandonado, e mais carência, assim o ciclo continua. Para avaliar se este tipo de dinâmica é o culpado em seu relacionamento, tente dar mais espaço ao parceiro. Procure “precisar” menos dele, por pelo menos uma semana. Se o seu parceiro se tornar mais engajados e disponível, então você já sabe como quebrar o ciclo.

Ciclo de crítica e de afastamento

Sentindo distância emocional do seu parceiro pode realmente machucar. Muitas pessoas podem respondem a isto tornando-se mais críticas ou ressentidas. Fazendo com que o parceiro, afaste-se cada vez mais, pois teme que qualquer esforço para interagir ou se envolver vai gerar mais crítica ou insatisfação. Para quebrar este ciclo, certifique-se a sua comunicação com o seu parceiro segue a regra 80-20: Pelo menos 80 por cento da sua comunicação deve ser neutro ou positivo e apenas 20 por cento negativa.

 

Converse com seu parceiro sobre as suas preocupações. Muitas relações podem ser salvas se os dois estiverem empenhados em mudá-la. Se não conseguirem sozinhos, há sempre a terapia em casal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.