Importância do beijo nos relacionamentos

beijo O toque dos lábios representa mais do que se imagina e pode ter papel fundamental na escolha do parceiro. Beijar ajuda a avaliar parceiros potenciais e, uma vez engatada a relação, a mantê-los por perto.

Um estudo feito com mais de 900 adultos que responderam a um questionário online sobre a importância de beijar, tanto em relacionamentos curtos quanto nos mais duradouros. De maneira geral, as mulheres, mais do que os homens, consideraram o beijo como algo importante na relação.

Beijar também foi avaliado como mais importante por homens e mulheres que se veem como atraentes. E por quem tende a ter mais relações curtas e encontros casuais, segundo as conclusões publicadas no jornal “Archives of Sexual Behavior and Human Nature”.

Estudos anteriores mostraram que mulheres tendem a ser mais seletivas quando escolhem um parceiro, assim como homens e mulheres mais atraentes ou que têm mais parceiros de sexo casual. Como estes são os mesmos grupos que tendem a valorizar mais o beijo nas respostas à pesquisa, isso sugere que beijar ajuda na avaliação de parceiros potenciais, segundo os pesquisadores da Universidade de Oxford.

Os resultados do estudo sugerem que o beijo pode servir para uma avaliação subconsciente de potenciais parceiros pelo gosto ou cheiro, trazendo pistas biológicas de compatibilidade, genética e saúde geral.

Uma pesquisa anterior também descobriu que mulheres valorizam mais comportamentos que fortalecem relacionamentos duradouros. Já esta pesquisa descobriu que a importância que se dá para o beijo muda de acordo com a duração do relacionamento, e que as mulheres dão mais importância a ele em relações de longa duração — o que sugere que o beijo também tem um papel importante em manter o afeto e a ligação entre casais estabelecidos, disseram os pesquisadores.

Os benefícios do Beijo

  • Baixar o estresse, estimula áreas do cérebro liberando sustâncias que provocam sensação de bem-estar, eliminando a depressão.
  • Pode diminuir a ansiedade estimulando o sistema imunológico protegendo o corpo de doenças.
  • O beijo provoca a liberação de adrenalina no sangue o que faz que aumente o ritmo cardíaco, e um incremento de saliva que ajuda a eliminar bactérias da boca.
  • Os beijos profundos e longos melhoram o tônus muscular da língua e dos músculos do rosto, e por cada beijo apaixonado elimina até 2 calorias por minuto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *