Categorias:

5 dicas da ciência para melhorar seu namoro

inicio-de-namoro

Chega uma hora que o namoro cansa. Ainda tem amor, mas já começa a bater um tédio… Pra recuperar aquele clima de amor novo é preciso se esforçar. Não sabe como? Relaxa, a ciência te ajuda com 5 dicas.

AVENTUREM-SE JUNTOS

O tédio corrói o amor. Palavra de Shelly Gable, um psicólogo da Universidade da Califórnia. Por dez semanas, ele entrevistou 125 casais para saber se faziam atividades prazerosas, tipo um jantar, ou diferentes, excitantes e divertidas. E os mais felizes e satisfeitos eram os que faziam juntos coisas mais divertidas – saíam para dançar juntos, por exemplo. É que qualquer sensação de excitação é associada ao companheiro que estava com você, mesmo se ele não for a causa da excitação.

ILUDA-SE

Ou mais brega: acredite no amor. Pesquisadores americanos acompanharam por anos a vida de alguns casais. Quanto mais os parceiros mantinham as ilusões iniciais do amor (sabe aquela vontade de fazer tudo para melhorar o namoro, já que esse é o amor da sua vida?) maiores eram as chances de ficarem juntos por muito tempo. Esses casais reportavam mais satisfação, confiança, amor e brigavam muito menos.

5 X 1

A regra é clara: para cada momento ruim, vivam outros cinco momentos bons. Quem descobriu foi John Gottmann, pesquisador da Universidade de Washington. Ele analisou casais e percebeu que quem não seguia a regra dos 5 por 1 corria mais risco de se divorciar.

AGRADEÇA

Sem reconhecimento não rola. Numa pesquisa americana, casais foram testados em duas situações: em um dia agradeceriam ao parceiro por tudo que eles fizessem, no outro não diriam nada. No dia seguinte, quando haviam mostrado reconhecimento, os casais se sentiam mais próximos e felizes.

NÃO PARE DE TENTAR

Dizem que você só consegue algo se tentar, certo? Então tente sempre melhorar seu relacionamento. E não precisa de muita coisa: dois estudos mostraram que só mostrar interesse por outra pessoa já é suficiente melhorar um relacionamento. Fingir que estão saindo juntos pela primeira vez, apesar de já namorarem há 5 anos, também funciona. Quando casais fizeram a brincadeira, a pedido de pesquisadores, eles se divertiram mais que os outros participantes, que foram instruídos apenas para marcar um jantar qualquer. É que quando você está num primeiro encontro, o esforço para ser agradável é bem maior.

Fonte: SuperInteressante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.