Categorias:

Solidão gera problemas de saúde

solidao

Semana passada falei sobre Saúde Mental e a Depressão, hoje quero falar com vocês sobre um problema da modernidade que pode causar danos a saúde: a SOLIDÃO.

Uma pesquisa feita na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas solitárias apresentam mais problemas de saúde. Foram entrevistados 265 adultos de 19 a 85 anos. Os questionários abordavam perguntas sobre suporte social, solidão, estresse, comportamentos relacionados à saúde e a saúde propriamente dita.

Os resultados mostraram que o sentimento de solidão estava mais associado ao número de relações próximas do que ao número de contatos em redes virtuais de relacionamento. Além disso, a solidão estava mais vinculada com menor apoio social e mais problemas de saúde. As pessoas solitárias dormiam com menos qualidade e tinham menor aderência a tratamentos médicos, o que explica parte da maior prevalência de problemas de saúde.

Você é o tipo de pessoa que diz que esta sozinha por opção? Não apenas isolada de relacionamentos amorosos, mas também da família e dos amigos, para evitar discussões, decepções e cobranças? Cuidado, além de a solidão ser um problema que afeta a sua vida profissional e pessoal, ela pode causar sérios problemas de saúde.

Não é necessário sair em busca de um namorado ou namorada apenas para evitar a solidão, mas começar a fazer amigos é essencial para melhorar muitos aspectos da sua vida. Do ponto de vista psicológico, as pessoas com amigos têm mais energia, motivação e se sentem amadas. E coisas simples como o fato de amar, ter amigos e conversar, liberam neuroendorfinas, substâncias que favorecem defesas imunológicas.

Aproveite estas informações e pare de ficar só, mude sua vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.