loveTodo mundo anseia por saber que é amado. Mostrar amor ao seu companheiro em sua própria linguagem do amor fará maravilhas para a felicidade que você vai experimentar em seu casamento.

A pergunta: “Você me ama?” É uma das que mais fazemos de tempos em tempos. Ser amado é um desejo importante para cada um de nós e é vital em um relacionamento conjugal.

Há uma cena maravilhosa no musical O violinista no telhado entre Tevya e Golde enquanto eles discutem os casamentos pendentes de suas filhas. As filhas diziam que o amor é a razão pela qual queriam se casar. Uma das músicas mais encantadoras do filme é quando Tevya vira-se para Golde e pergunta se ela o ama. Ela fica surpresa e tenta desviar-se da pergunta, mas ele persiste e ela canta,

“Eu te amo?

Por 25 anos eu tenho lavado as suas roupas

Cozido suas refeições, limpado a sua casa,

Dei-lhe filhos, ordenhei a vaca.

Depois de 25 anos, por que falar de amor agora?”

Ele, então, diz: “Sim, mas você me ama?” Eles falam um pouco sobre a primeira vez que se encontraram no dia do casamento e Tevya conta como seus pais prometeram que iriam aprender a amar um ao outro.

Golde canta,

“Eu o amo?

Há 25 anos eu vivo com ele,

Lutei com ele, passei fome com ele.

25 anos da minha cama são dele.

Se isso não é amor, o que é?”

Ele, então, corre para ela e diz: “Então, você me ama?” Ao que ela diz: “Creio que sim”, e ele responde: “Eu creio que também a amo.”

Tome um momento para assistir ao clipe do filme juntos. Ele vai aquecer seu coração.

Qual é a sua linguagem de amor

Às vezes, os cônjuges não parecem saber que são amados. Por exemplo, Tevya ficava perguntando se Golde o amava porque ele não entendia a linguagem dela para o amor. Há uma série de autores que tentaram identificar os diferentes idiomas, alguns dizem que existem três e outros apontam para cinco. Para ser breve, vamos usar as três linguagens do amor referidas pelo Dr. John Lewis Lund em seu livro Evitando o Divórcio Emocional.

  • Toque orientado
  • Palavra orientada
  • Ação orientada

Ele afirmou que seria fácil se cada um fosse claramente um dos três. No entanto, muitos de nós somos uma mistura de dois ou talvez todos os três com uma linguagem dominante. Ele afirmou ainda:

“Torna-se importante entender a linguagem de amor de seu cônjuge, e se comunicar com ele nesse idioma. Não é razoável e nem produtivo esperar que ele mude sua linguagem. Tampouco esperar que ele entenda o seu idioma e se comunique com você à sua maneira.”

Então, como você faz isso?

Aqui estão três passos para aumentar a sua expressão de amor um ao outro.

1. Tenham um diálogo aberto perguntando um ao outro: “O que ajuda você a sentir que é amado?” Ouça com muito cuidado afirmações como: “Eu adoro quando você me abraça, se senta perto de mim e segura minha mão.”; “É maravilhoso quando fazemos amor regularmente.”; “Eu preciso ouvir as palavras ‘eu te amo’ todos os dias.”; “É tão carinhoso quando você diz que aprecia o que faço.”; “Eu gosto de voltar para casa e encontrar uma casa limpa.”; “Significa muito quando vejo o quão duro você trabalha para sustentar a nossa família.” Olhando para as três expressões, você pode ver que as duas primeiras afirmações são “toques orientados”, os outros dois são “palavras orientadas”, e os dois últimos “Ações orientadas”. Lembrem-se, vocês querem aprender a linguagem do amor um do outro. Talvez já estejam até utilizando-a. Apenas sorriam. Não digam: “Bem, não estamos fazendo isso já?”

2. Esforce-se para aumentar a sua capacidade de falar a linguagem de amor de seu companheiro até que flua naturalmente, sem ter que chamar a atenção para o que você está fazendo. Praticando continuamente, o seu companheiro perceberá o que está acontecendo e haverá mais paz em seu relacionamento.

3. Torne-se multilíngue. Quando o seu companheiro estiver falando em sua própria linguagem do amor, entenda que é a linguagem dele e o aceite juntamente com as expressões próprias dele. Você, então, obtém o melhor dos dois mundos.

Cada um de nós quer ser amado. Então que aprendamos o modo de ser e de falar do nosso parceiro, compreendendo e aceitando a linguagem do amor um do outro. Isso ajuda a vida a ser mais agradável.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original Do you love me?, de Gary and Joy Lundberg.

Gary Lundberg é terapeuta familiar e de casais licenciado, Joy é escritora e letrista. Juntos, eles apresentam seminários e possuem livros sobre relacionamentos.

Website: garyjoylundberg.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.